segunda-feira, 16 de abril de 2012

Top 10: Músicas para Dirigir

Todo mundo gosta de sair por aí, dirigindo, às vezes sem rumo, certo? E todo mundo gosta de música, certo?

Então, era a hora de fazer mais um Top 10, as 10 Músicas para Dirigir.

10. Running on Empty - Jackson Browne

A décima posição fica com Jackson Browne, e sua canção com um poderoso refrão. A levada rápida trás a sensação de corrida, de ir em frente, e a letra fala exatamente disso: seguir seus sonhos, correr atrás, mas com uma quebrada melancólica, talvez nostálgica. Da perspectiva do rock star, a inocência de perseguir o sonho, cegamente, no vazio. Convém lembrar que uma das cenas de corrida de Forrest Gump usa esse somo como background.



09. Vital e sua Moto - Os Paralamas do Sucesso

Não é preciso maiores explicações para o nono lugar. A explícita luta entre o sonho da liberdade sobre duas rodas de um filho e o desejo de segurança de seu pai. O ritmo também crescente parece mostrar a personagem Vital em direção ao seu sonho.



08. The Passenger - Iggy Pop

Essa música, regravada pelo Capital Inicial, em seu "Acústico MTV" - numa versão até bem boa -, é a antítese desse Top 10. É o motorista que torna-se o passageiro, que agora pode olhar pela janela do carro e ver tudo, mas com isso perdendo o comando de qual caminho seguir. Fica com a oitava posição.



07. Me leva pra casa - Bandaliera

Uma das obras primas de Alemão Ronaldo, expoente do Rock Gaúcho, com sua música de liberdade e amor.



06. Take it Easy - Eagles

Apenas um country rock sobre um cara andando pela estrada com sua caminhonete, e assim tirando os problemas da mente, e quem sabe achar algum amor nas rodovias da vida...



05. Roadhouse Blues - The Doors

Não é, definitivamente, uma música com alguma idéia mais prounda. Mas é, como definiu Jim Morrison, "the ultimate bar song", ou a "música de bar definitiva". "Mantenha seus olhos na estrada e as mãos no volante", "essa é para as pessoas que gostam de ir bem devagar" e "deixa rolar, bêibe, rolar".



04. Born to Run - Bruce Springsteen

Um dos grandes artistas genuinamente patriotas dos EUA, com uma música que diz "Bêibe nós nascemos para correr", e com um som desses, tinha que estar na lista, e abocanhou o quarto lugar.



03. Infinita Highway - Engenheiros do Hawaii

Mais uma para a lista das que não poderiam faltar. Mais pelo ritmo e pela temática, porque eu honestamente nunca entendi a letra. Já li que é sobre o consumo de Cocaína, outros que fala sobre amigos que Gessinger perdeu vitimados por acidente de trânsito, enfim... Não sei, talvez nunca saberemos. Mas "a dúvida é o preço da pureza"...



02. Already Gone - Eagles

Uma das melhores do Eagles, a levada remete à estrada sem fim, à liberdade, e até, à encontrar a liberdade, fugindo daquilo que te prende.



01. Born to be Wild - Steppenwolf

Uma das clássicas, com certeza, e com um refrão que se encaixa com perfeição: "Nascido pra ser livre".



Bônus Track: Top Gear Theme

Ao escutar essa música ao volante, eu duvido que alguém não se arrepie lembrando das disputadíssimas corridas pelos quatro cantos do Globo.



Gostou? Compartilhe. Discordou? Comente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário