sexta-feira, 27 de abril de 2012

Top 10: Hits Esquecidos dos Anos 90

Um dia desses, chegou à mim uma lista com os Tops da Parada da Billboard, nos EUA, durante a década de 90.

Pensem qual não foi a minha surpresa ao descobrir que o hit "MMMBop", dos Hanson, chegara ao Topo das Paradas em MIL NOVECENTOS E NOVENTA E SETE!!! Para mim, quando falam "dez anos atrás", ainda penso nos anos noventa.

Seja como for, pensei que nos 90's houveram muitos hits que hoje certamente ninguém mais lembra. Por conta disso, elaborei este Top 10, com os Hits Esquecidos dos Anos 90.

10. OMC - How Bizarre

Com a décima posição, fica How Bizarre, da banda neo-zelandesa de Pop Rock e Hip Hop OMC, que conseguiu sucesso efêmero, conquistando o Disco de Ouro com seu único álbum, "How Bizarre", e com o single homônimo, o topo das paradas nos EUA, Nova Zelândia, Irlanda, Canadá, Áustria e Austrália. Um clássico.


09. Ace of Base - All That She Wants

Além de um arrebatador sucesso, chegando ao topo das paradas em pelo menos dez países, esse Electronic Pop com pegada reggae sempre me faz lembrar um clássico episódio de South Park, "Prehistoric Ice Man", que fica congelado de 1996 até 1999, quando é localizado e descongelado. Para "mostrá-lo ao público", eles recriam um "habitat natural" de 1996, do qual faz parte esta música. O episódio pode ser visto clicando aqui, e abaixo nossa nona posição.


08. Spin Doctors - Two Princes

Nosso oitavo lugar não chegou ao topo em muitos países, mas aposto que todo mundo conhece, e tornou-se um clássico, mais famosa em terras brasileiras por ter feito parte da trilha sonora de alguma temporada de Malhação.


07. New Radicals - You Get What You Give

New Radicals é nada mais do que a banda de Gregg Alexander, polivalente música que compôs todas as músicas deste grupo de curta existência. Com esse Power Pop, conseguiram dar o ar da graça, pelo menos como One Hit Wonder. Na verdade, uma boa música, com ar retrô e letra de contestação social, lançada em 1999, mas que poderia ter sido em 1993, ninguém notaria a diferença.


06. Bloodhound Gang - Bad Touch

Para chegar à sexta posição, a banda Bloodhound Gang teve de usar muita irreverência, à começar pela letra, que usa os programas de vida natural do Discovery Chanel pra um inteligente, controverso e grudento refrão. Com esse Electronic Rock, a banda alcançou sucesso instantâneo, mas também a pouca honrosa 11ª posição no ranking dos 50 Clipes Mais Controversos.


05. Scatman Jonh - Scatman

Parece improvável que um artista com formação do Jazz, com mais de 50 anos completados, pudesse fazer sucesso na cena do Eurodance, em alta em meados dos anos 90. Pois esse simpático senhor de bigode conseguiu mais do que isso. Além de colocar mais de uma música nas paradas, foi agraciado com o Prêmio Annie Glenn da American Speech–Language–Hearing Association e incluído no National Stuttering Association Hall of Fame. Isso porque Scatman John era gago, e usou isso em seu favor se especializando no Scat Singing, uma vertente do Jazz, e neste single a letra era incentivadora dos portadores de disfemia.


04. Chumbawamba - Tubthuping

Com um nome desses, é difícil de acreditar que uma banda chegue à algum lugar. Bem, não é possível dizer que eles realmente chegaram, mas com esse One Hit Wonder, eles conseguiram chegar à nosssa quarta posição. Impossível não se lembrar do refrão "I get knocked down, but i get up again".


03. Haddaway - What is Love?

Essa música representa muito mais do que um mero hit, mas praticamente um estilo musical inteiro. O fato é que essa música fez muito sucesso em meados dos anos 90, com um ritmo bem dançante e um refrão muito fácil de ser memorizado. Uma das coisas que essa música mais me lembra é o filme "Os estragos de Sábado a Noite", com Will Ferrell e Chris Kattan. Veja aqui uma compilação com cenas do filme.


02. Joan Osborne - One of Us

Presença constante em qualquer Coletânea da década que se preze, esse Rock com guitaras ao estilo Neil Young foi um sucesso estrondoso, porém único, dessa cantora. Mas ganhou nossa segunda posição.


01. 4 Non Blondes - What's Up

E com a primeira posição, ficaram as morenas do 4 Non Blondes, cujo sucesso curiosamente foi maior no Brasil do que em muitos mercados maiores. Mas foi praticamente o único grande sucesso dessa banda exclusivamente feminina, que acabou por se dissolver em 1996.


E aí, gostou? Achou que faltou alguma?

Gostou? Compartilhe. Discordou? Comente.

Um comentário:

  1. Deco, tu escreve muuito bem!
    Prevejo a Zero Hora te contratando daqui uns anos pra assinar os cadernos de economia e, com o teu vozeirão, comentar na gaúcha, hein?!
    beijão

    ResponderExcluir