sábado, 7 de abril de 2012

A Recopa que era uma Revanche

No campo dos boatos e lendas urbanas, o terreno é sempre fértil. Em 1984, quando o Grêmio foi derrotado pelo Independiente - vale dizer, o maior vencedor da competição -, surgiram toda a sorte de histórias: o grupo havia rachado no intervalo por conta do Bicho pela vitória, os jogadores teriam boicotado o treinador, dentre outras menos cabeludas...

O fato é que o Grêmio enfrentava um adversário de muito valor, e em dois jogos muito equilibrados, saiu vencedor o time argentino, num gol de ninguém menos que Jorge Burruchaga, campeão com a Argentina na Copa de 86. Infelizmente para o Grêmio, não foi possível dar este título para o Capitão Froner, um dos artífices do clube e de seus anos mais gloriosos.

Aqui corta a cena, e passa para 1993, quando Luis Felipe Scolari, legítimo representante da Escola Gaúcha de Treinadores, de Otto Bumbel, Osvaldo Rolla e Carlos Froner, assumia um Grêmio então vencedor do Campeonato Gaúcho, substituindo Cassiá, sob protestos da torcida. Estaria ali iniciada uma tragetória que tiraria um clube do ostracismo ao qual havia sido efêmeramente condenado, para conquistas que tornariam aquele um período de Ouro. E à cada etapa conquistada, um novo desafio, ainda maior, era interposto, sempre vitoriosamente, até a fatídica final do Mundial Interclubes contra o Ajax, em que o clube foi derrotado nos pênaltis.

Menos de cinco meses depois, apenas, o clube estaria de volta ao Japão para disputar a Recopa Sul-Americana, contra o Campeão da Supercopa da Libertadores, um valoroso torneio vencido por eles, Cul Atlético Independiente. Justiça poética, do lado adversário fardava o vermelho ninguém menos que Jorge Burruchaga, o Carrasco de 84.

Dessa vez a história seria diferente. E por "diferente" entenda-se MUITO diferente. Primeiro com Jardel, em sua jogada característica, e criando contornos de legítima revanche, empatava de pênalti Burruchaga. Carlos Miguel tirava o empate do placar, e complementavam Adílson de pênalti e Paulo Nunes, fechando o elástico 4x1 que daria o título ao Grêmio.

Veja os gols abaixo.


Gostou? Compartilhe. Discordou? Comente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário