segunda-feira, 2 de janeiro de 2012

Cover da Semana: "De Música Ligeira", de Paralamas do Sucesso

Soda Stereo é uma das maiores bandas da América do Sul, da Argentina, e porque não permitir-se, do Mundo. Sem essa de Eurocentrismo, se a onda do momento é um orgulho latino-americano, porque não?!

A banda lançaria em 1990 aquela que seria sua Magnum Opus, a canção "De musica ligera", e cuja versão pouco conhecemos no Brasil. Mas outra banda, essa reconhecida por estas paragens, e que na época foi muito próxima do cenário musical argentino, lançaria naquela década uma versão que se tornaria um hit no Brasil. Com efeito, Os Paralamas do Sucesso lançariam sete álbuns no Exterior, quase todos para Portugal e países de língua espanhola, incluindo uma versão argentina para o álbum "Severino", de 1994, que seria chamado lá de "Dos Margaritas".

Essa proximidade com os profícuos e efervescentes cenários roqueiros nas bordas do Rio da Prata não tardariam à gerar frutos, e esse fruto seria exatamente uma versão, bastante fiel mas poderosa, do hit de Soda Estereo. Veio como parte do álbum "Nove Luas", de 1996, que também ganharia uma versão em espanhol.

Muito tempo depois, a banda Capital Inicial lançaria uma versão, essa uma releitura, com mais peso e uma letra modificada. Esta é hoje mais lembrada no Brasil por conta, talvez, de ser mais recente, mas a versão dos Paralamas do Sucesso é, na opinião deste blogueiro, melhor.

Abaixo, veja a versão original, e em seguida a versão tocada no "El ultimo concierto", o derradeiro show de uma mega turnê que levaria Soda Stereo para nove países e venderia mais de um milhão de ingressos. Depois disso, se separaria em definitivo, daí o nome do show.

Versão Original, álbum "Canción Animal", de 1990:

Versão Ao Vivo, DVD "El ultimo concierto", de 1997:

Agora, os covers, em destaque o que dá título ao post.

Versão do Paralamas do Sucesso, do álbum "Nove Luas", de 1996:

Versão do Capital Inicial, do álbum "Rosas e Vinho Tinto", de 2002:

E abaixo, ainda, uma homenagem à Soda Estereo, com várias bandas tocando versões distintas da música. Vale à pena ver:

Em tempo, uma curiosidade. No seu blog, Pedro Valente falou sobre a semelhança da versão do Capital e de outra música, "Save Tonight", do sueco Eagle-Eye Cherry. Ele ainda juntou as músicas em uma só. Vale a pena conferir, pelo inusitado. Para ouvir, clique aqui e baixe a mp3.

E aí, curtiram? Espero que tenham gostado. Compartilhem e comentem.

Abraços e bom 2012.

Um comentário:

  1. Hey, deem uma olhada no cover que fiz da musica without you do david guetta e usher http://www.youtube.com/watch?v=PzciaZPxY1c eu agradeço

    ResponderExcluir